Bem Estar, Destaques, Lapinha Spa

Natal Lapinha 2015

08/01/2016

O Natal desse ano na Lapinha foi cheio de emoções e repleto de alegrias. A celebração iniciou-se no fim do dia, quando os hóspedes foram recepcionados com palavras de alegria proferidas pelo Sr. Dieter e pela Sra. Margareth, agradecendo por estarem compartilhando os momentos festivos especiais juntos com a Lapinha.  Em um ambiente confortável e relaxado o barítono Paulo Barata e a soprano Márcia Kaiser encantaram a todos com suas belíssimas vozes.

Seguido deste início maravilhoso, o Sr. Dieter convidou os hóspedes à dirigirem-se ao restaurante. Quando as portas se abriram, os convidados se depararam com as mesas arrumadas à luz de velas, uma árvore de Natal com luzes deslumbrantes e diversas mesas de buffet decoradas com arranjos florais natalinos e outros feitos pelo pessoal da cozinha. Ao fundo, o músico Carlos Simas tocava sua harpa.

Cada buffet oferecia diferentes tipos de pratos. Cada buffet oferecia diferentes tipos de pratos. O risoto de arroz negro foi o destaque da opção quentes vegetariano. Na mesa de antepasto, uma variedade de queijos internacionais combinados com nozes e frutas secas, seu arranjo era composto de pássaros feitos com chuchu e nabos assentados em galhos de gengibre. Havia também uma extensa variedade de sobremesas e sua decoração era uma casa de gengibre e uma coruja feita de melancia, criadas pela chef da Lapinha.

Dieter fez a abertura da ceia com algumas palavras reflexivas sobre o significado da data e todos os participantes cantaram músicas natalinas. Em seguida o Dr. Daniel fez uma prece antes da refeição.

Durante a ceia foi servido suco verde funcional e sangria sem álcool.

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Após a ceia os convidados se dirigiram para a recepção da Lapinha para escutar a segunda parte do Concerto de Natal de Paulo Barata e de Márcia Kaiser.

Na noite seguinte, as comemorações continuaram com um maravilhoso concerto do Quinteto de Metais CWBrass e no sábado, uma apresentação de belíssima do Quarteto de Chorinho , dirigido pelo clarinetista Sérgio Albach.

O clima da semana toda foi muito festivo!!!

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Reveillon Lapinha 2015

07/01/2016

As festividades do réveillon na Lapinha iniciaram-se às 20h na Sala de Entretenimento, onde os hóspedes foram recepcionados pela concierge Izabel, pelo anfitrião Sr. Osmar Ludovico da Silva e sua esposa Izabelle Ludovico da Silva. Durante a recepção foi exibido um concerto do tenor Italiano Andrea Bocelli, sendo servido juntamente um delicioso suco gelado de uva orgânica.

O anfitrião convidou a todos para que se dirigissem à piscina interna. Lá as nutricionistas Marcieli e Carolina, a gerente da recepção Iza Soler e professor de Educação Física Jean aguardavam os hóspedes com um magnífico buffet que foi preparado nos mínimos detalhes. Enquanto os convidados se posicionavam nas mesas, a Banda Caca Ribeiro tocava uma música agradável.

Para a ceia foi servido uma entrada, salada e seguido de um buffet repleto de saladas, pratos quentes, queijos e sobremesas.

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Após a ceia, um momento de descontração e brincadeira com a revelação da brincadeira do feijão: “quantos feijões haviam no pote?”. O ganhador foi o Sr. Moacir Mesquita, hóspede antigo que acabou fazendo um breve discurso do amor que tem pela Lapinha. O Sr. Osmar fez então o agradecimento oficial de reconhecimento à todos os 160 colaboradores da Lapinha, representados pela equipe que organizou a festa.

Após o jantar, teve início o show dançante com os músicos Cacá Ribeiro, Sandro Ovisiani, Maurício Godoy e Lourival Sartori, trazendo um repertório alegre e animado, que fizeram todos dançar. A senhora Elizabet aproveitou a oportunidade para mostrar seu talento com a flauta em um ambiente bem descontraído, animado e cheio de felicidade!!!

Um pouco antes da meia noite, foi servido o champanhe e a banda fez a contagem regressiva, quando todos saíram para o deck da piscina e então puderam celebrar a chegada de 2016 com fogos de artifícios! Logo após os fogos os hóspedes começaram a se recolher,  afinal já era 2016 e muita coisa tinha pela frente no ano que só estava começando…

Continuando a celebração do novo ano que se inicia no dia 1° tivemos os shows musicais de Fabio Hess, Bene Chereia e Márcio Rosa e no dia 2 o Quarteto de Cordas de Juliene Weingartner, Moara Pessati, Aramis Mendes e Romindo Weingartner.

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Sazonalidade – Qual a importância dela?

22/10/2015

A Primavera chegou, e com ela dias mais quentes, e uma época de grande variedade de frutas, legumes e verduras, mas também é um período em que há uma considerável necessidade de cuidar da hidratação, por meio do consumo da água também encontrada em alimentos mais leves e de digestão mais fácil. Por isso, é necessário mudar também a alimentação.

Em vez dos pratos quentes e pesados saboreados no inverno, a nova estação pede receitas mais suaves e coloridas, pois já que com o calor, há um aumento da transpiração corporal, a digestão se torna mais lenta e o corpo tem uma redução de suas necessidades calóricas, pois gasta menos energia para equilibrar sua temperatura. Vem desse fato então, a necessidade de consumir mais líquidos, e como muita gente esquece de beber água, uma boa forma de cumprir essa tarefa é procurando-a em alimentos.

Ao optarmos por frutas da estação, estamos fazendo uma escolha inteligente e mais saudável porque tudo o que é levado aos mercados e feiras na safra oportuna, é teoricamente ou potencialmente mais benéfico à saúde e mais barato, pois cumpre seu ciclo de desenvolvimento sem que se force o crescimento ou a maturação com adubagem química excessiva.

Apesar da facilidade em se obter diferentes tipos de frutas, legumes e verduras ao longo do ano no Brasil, alguns vegetais, se estiverem fora do período de safra, acabam sendo inferiores do ponto de vista nutricional, além de apresentarem uma quantidade maior de agrotóxicos.

Outra orientação importante para não se perder com a variedade de verduras e frutas, e aproveitar melhor os alimentos sazonais, é levar uma listinha ao supermercado ou feira , priorizando o que comprar e ter na cozinha. Confira abaixo os alimentos que estarão em alta na primavera e merecem estar em sua mesa:

LARANJA – As variedades mais cultivadas e conhecidas no Brasil são: laranja-da-baia, laranja-pera, laranja-lima e laranja-seleta. Contém vitaminas A, B C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio. O ideal é consumir a fruta com o bagaço, e assim que abrir.

CAJU – Possui fósforo, cálcio e vitamina C. A polpa pode ser usada em suco e refrescos e a castanha sem excesso de sal.

COCO – Verde ou maduro, o valor nutritivo do coco varia de acordo com o seu estado. À medida que a polpa amadurece, aumenta o seu teor de gorduras, e apresenta ainda bom teor de sais minerais (Potássio, Sódio, Fósforo e Cloro) e fibras.

MANGA – Haden, a manga rosa, a espada, entre outras variedades: Todas são ricas em vitaminas e minerais, como: betacaroteno, vitaminas A, B, C, magnésio, fósforo, potássio, sódio, cálcio, ferro, manganês, selênio, zinco.

BERINJELA – Bastante utilizada na culinária brasileira de diferentes maneiras: sucos, ensopadas, cozidas, refogadas ou grelhadas, em forma de pasta ou recheios de lasanhas vegetais, a berinjela é rica em diversos nutrientes, como cálcio, fósforo, vitaminas B1, B2 e vitamina C, além de ser importante fonte de antocianinas.

BRÓCOLIS – O brócolis é rico em vitaminas A e C e antioxidantes, como glicosinolatos e betacaroteno. Possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, enxofre, cálcio, ferro, zinco, ácido fólico e potássio.

COUVE – É rica em clorofila e glicosinolatos. Fonte de vitaminas A e C, betacaroteno, ácido fólico, cálcio, ferro, fósforo, potássio e principalmente magnésio.

ESPINAFRE – Os princípios ativos do espinafre são numerosos, sendo esta hortaliça rica em cálcio, fósforo e enxofre. Contém ainda vitamina A em quantidade apreciável,e um excelente conteúdo de vitaminas B e C.

Fonte: www.selodabufala.com.br

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DICAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

31/08/2015

Hoje, dia 31/08 é Dia do Nutricionista, e por isso vamos aproveitar para falar deste profissional e trazer dicas da nossa equipe de Nutrição para um vida mais saudável!

O nutricionista é o profissional adequado para prescrever toda e qualquer dieta a ser executada por um indivíduo. Na clínica, com exatamente este embasamento científico, considerando o paciente como sujeito único e complexo, realiza-se um plano alimentar especial obtendo, só assim, resultados positivos e estáveis.

Algumas dicas, no entanto, são gerais, servem para todas as pessoas que querem ter uma vida mais equilibrada e com saúde, e são elas que as nossas nutricionistas dividem hoje com vocês.

DICAS GERAIS PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

1. Não fique muitas horas sem comer
É contra indicado passar longos períodos sem comer. Fazer lanches intermediários entre as grandes refeições é fundamental, pois, se restringe a ingestão de energia, o metabolismo tende a ficar mais lento, como uma forma de poupar energia que lhe foi fornecida, o que acaba dificultando a perda de peso, sem contar que a pessoa irá comer mais na próxima refeição, buscando alimentos mais calóricos, como uma forma de compensação.

2. Sinta prazer comendo
A alimentação deve ser prazerosa. Estar bem consigo mesmo e cuidar do corpo com atividade física e alimentação saudável são as melhores formas de obter uma boa qualidade de vida.

3. Prefira alimentos naturais
Prefira uma alimentação o mais natural possível e tente fugir de refeições com muitos produtos industrializados. Se comer um macarrão industrializado, faça você mesmo um molho caseiro. Se quiser tomar um suco, escolha o natural, os alimentos industrializados contêm muitas substâncias químicas como corantes e conservantes.

4. Escolha um lugar tranquilo para fazer suas refeições:
Coma bem devagar, sem pensar em compromissos e mastigue muito bem os alimentos, isso fará com que você se sinta saciado mesmo ingerindo uma menor quantidade de comida. Também evite comer assistindo televisão, na frente do computador ou trabalhando, pois nessas situações perdemos a noção da quantidade de comida que estamos ingerindo.

5. Tenha persistência
A mudança para uma alimentação adequada não ocorrerá do dia para a noite. Você deve provar alimentos que não são de costume como frutas, legumes, verduras para estimular seu paladar. Desistir na primeira tentativa é um erro. Todos os dias, selecione alguns desses alimentos. Não gostou? Prove novamente. Tudo bem se você rejeitar, inicialmente. Mas desistir na primeira tentativa é subestimar o seu poder de mudança.

6. Tome água
Beba pelo menos oito copos de água todos os dias. A água ajuda na hidratação da pele e é fundamental como meio de transporte de algumas vitaminas hidrossolúveis como a vitamina B1, B2, B6, B12 e a vitamina C. Além disso, a água é essencial para o bom funcionamento intestinal e renal.

7. Cuidado com o açúcar em excesso:
Os alimentos que possuem uma grande quantidade de açúcar refinado são dotados de processos químicos na sua produção e possuem altíssimo índice de glicose. Essas características, aceleram o envelhecimento, aumentam flacidez por desestruturar o colágeno da pele e ainda possuem calorias, porém são desprovidos de nutrientes.

 

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A alimentação e o sono!

12/08/2015

Na semana passada mostramos um texto da Dra. Yara Fleury sobre o impacto econômico da Insônia, e nesta semana, enquanto ela trata os nossos pacientes com um passo a passo de como dormir melhor, aproveitamos as dicas valiosas para compartilhar com todos os leitores do Blog Lapinha.

Além da posição ideal para dormir, que vocês podem conferir hoje no nosso canal do Youtube clicando aqui, vamos falar também sobre a influência da alimentação em uma boa noite de descanso. Confira abaixo!

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IMPACTO ECONÔMICO DA INSÔNIA

05/08/2015

A insônia é um problema muito frequente na população, afetando cerca de 10% dela de forma crônica (síndrome da insônia). Nos últimos anos, mais ênfase tem sido dada às repercussões diurnas da insônia e a suas consequências no funcionamento social e cognitivo. Elas estão agora integradas à definição da insônia e são usadas para quantificar sua gravidade. Dentre estas consequências diurnas, as que têm maior impacto econômico são as associadas a um aumento no uso de serviços de saúde e produtos, assim como a perdas funcionais.

Numa pesquisa realizada no Canadá, na cidade de Quebec, o custo anual da insônia em 2009 foi estimado em 6.6 bilhões de dólares canadenses. Isso inclui custos diretos como consultas médicas motivadas pela insônia (191.2 milhões) e transporte para essas consultas (36.6 milhões), prescrições de remédios (16.5 milhões), produtos para automedicação (1.8 milhão) e álcool usado como uma ajuda para dormir (339.8 milhões). Os custos anuais indiretos estão relacionados com absenteísmo (970.6 milhões) e com perda de produtividade no trabalho estimada em 5.0 bilhões. O custo médio anual por pessoa (custos direto e indireto combinado) foi de 5.010 dólares canadenses para indivíduos com insônia e 421 para bons dormidores.

O impacto econômico da insônia é muito alto, com a proporção maior de todas as despesas (76%) atribuível a ausências no trabalho relacionadas à insônia e a redução da produtividade. Em termos de funcionamento diurno, este estudo mostrou que 25% dos insones relataram faltas no trabalho enquanto que, dentre os que eram bons dormidores, apenas 17% relataram absenteísmo. Dentre os que sofriam de insônia, 41% disseram ter experimentado produtividade reduzida comparado com 12% dos bons dormidores. Acidentes que não incluam veículos motorizados ocorreram em taxas mais altas no grupo com insônia (12,5% versus 6,4% para bons dormidores). Como o impacto econômico da insônia não tratada é muito maior do que o custo de tratar a insônia, terapias para tratar a insônia tem sido cada vez mais procuradas e pesquisadas.

A terapia cognitivo comportamental é um tratamento não medicamentoso para a insônia que tem se firmado como tão eficiente quanto a terapia com remédios, a curto prazo, e mais eficiente que esta última, a longo prazo. Além disso, não apresenta efeitos colaterais, nem está associada a risco de dependência.

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Marina Silva na Semana da História

24/06/2015

Está sendo muito interessante poder fazer esse misto de descanso com uma atividade sobre um tema que pra mim é muito relevante, eu sou graduada em História, sou professora de História do ensino médio mais cheguei a dar aula também na Universidade Federal do Acre uma época, como professora visitante e é sempre bom poder ter a oportunidade de exercitar um pouco esse lugar da discussão sobre a história.

Foi assim que começou o nosso bate-papo com a historiadora e candidata ao posto de Presidente do Brasil, Marina Silva, para o Blog da Lapinha. Ela participa da nossa semana temática trazendo temas como as mudanças de paradigmas, de ideais, de conceitos, de civilizações, de modelos de organização das sociedades humanas, de cultura, outros como o esgotamento do modelo catalisador do consumo, buscas de novos grandes ideais e utopias capazes de direcionar essas mudanças, poder, instituições, e claro, política, como ela mesma conta:

O tema que nós trabalhamos foi “Como os grandes ideais se presentificam na história”, passando por diversos períodos históricos, mostrando que o ideal de liberdade e de sabedoria dos gregos contribuiu para que eles criassem a democracia e ajudassem muito no avanço das ciências. O ideal de igualdade, liberdade e fraternidade da Revolução Francesa permitiu que nós tivéssemos a criação de estruturas e de novos processos, de novas visões que nos levou a substituir as monarquias pelas democracias e a estabelecer sobre tudo no mundo ocidental, um novo padrão civilizatório.

Marina diz ainda que hoje nós nos encontramos naquilo que ela chama de um ponto de viragem, estamos numa crise civilizatória, que é constituída de múltiplas crises econômicas, sociais, ambientais, políticas e de valores. E que é preciso imediatamente fazermos algo que possa nos levar a sair da crise, de forma que essa saída não será fruto da ação de uma pessoa, de um partido, de um segmento, terá que ser um esforço de todos, ao mesmo tempo e agora, “como diz a musica do álbum  dos Titãs”, e que é fundamental substituir  esse modelo predatório de desenvolvimento por um modelo sustentável de desenvolvimento, que seja, sustentável  em todas as suas dimensões econômicas, social, ambiental, política, ética e até mesmo estética.

Foi uma discussão muito rica e eu vi que houve interesse muito grande das pessoas em debater esses temas e obviamente sempre dizendo que a sustentabilidade não é apenas uma maneira de fazer as coisas, é uma maneira de ser, é uma visão de mundo, é um ideal de vida, é como ter uma relação de respeito com a gente mesmo, uns com os outros e com a natureza.

Receitas

Pastel Grego

03/06/2015
Pastel Grego, por @luafroes

Pastel Grego, foto por @luafroes

Modo de preparo da primeira massa

Em um bowl misture 2 e ½ xícaras de chá gramas de farinha de trigo branca, uma xícara de chá de farinha integral, 1 colher de chá de sal marinho 1 ¾ de xícara de chá de manteiga, e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Depois, acrescente 4 gemas batidas e água que baste. Vá amassando até obter uma massa lisa. Reserve enquanto faz a farofa.

Confira o restante da receita… Continue Lendo…

Destaques, Lapinha Spa

Ghee Banqueteria na Lapinha – Em Junho!

27/05/2015

Mais uma semana da Culinária que promete deixar hóspedes com água na boca aqui na Lapinha! A Semana Temática que acontece de 07 a 13 de junho vai contar com a presença de Oghan Teixeira e Paulo Neves, a dupla dinâmica por trás da conceituada Ghee Banqueteria. Além das palestras de nutrição e comfort food, os dois ministram aulas práticas e expositivas como “Pic-Nic Saudável”, “Como receber em casa” e “Festa Junina Saudável”, ensinando receitas e técnicas de apresentação, tudo em uma tenda especial montada em nosso jardim! Demais, não?

Só na Lapinha!!

Saiba mais sobre os nossos convidados. Continue Lendo…