Atividade Física, Destaques, Lapinha SPA

O que é SUP?

16/04/2015

Modalidade mais recente no quadro de atividades físicas da Lapinha, o SUP, abreviação para Stand Up Paddle (em português, remada em pé) já é considerado um esporte e pode ser praticado por mulheres, homens e crianças, de uma faixa etária de 4 a 65 anos (ou mais), e sem qualquer preparação física, inclusive por não esportistas e não atletas. No primeiro dia de prática, já é possível Continue Lendo…

Bem Estar, Comportamento, Destaques, Lapinha Spa, Semanas Temáticas

Música e Saúde

09/04/2015

Está acontecendo nesta semana na Lapinha a Semana dos Concertos, em que promovemos experiências musicais pra lá de enriquecedoras – e claro, relaxantes – para os nossos hóspedes. Coordenada pelo Maestro Paulo Torres, que sabe tudo sobre música e saúde, a semana é um sucesso entre os frequentadores da Lapinha.

Aqui, o Maestro conta um pouco mais sobre Música e Saúde. E os benefícios, além de prazer e cultura, são muitos!

musica e saude

MÚSICA E SAÚDE

Por Maestro Paulo Torres

A música está enraizada nas camadas mais profundas de nossa personalidade, onde percepções sensoriais, sentimentos e pensamentos se integram. Ela é uma linguagem tão valiosa quanto a linguagem das palavras e conceitos. Entre outras coisas, é uma forma de som estruturado, como a linguagem, e a musicalidade é a aptidão de reagir aos estímulos musicais e criar música. A pessoa que está ouvindo ou, através de outros sentidos, percebendo as numerosas variações daqueles sons musicais, está criando música.

Os sons e a música que nos cercam têm uma influência permanente sobre nossas vidas. Todas as pessoas respondem a estímulos musicais, de modo que, em maior ou menor extensão, todas as pessoas são musicais. É a música que impulsiona, agita, acalma, irrita, induz a movimentos voluntários e involuntários. Enfim, comunica.

Estudos e pesquisas mostram que a aprendizagem musical contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e afetivo e, principalmente, para a construção de valores pessoais e sociais de crianças, jovens e adultos.

Também já foi comprovado cientificamente que o organismo humano é alterado diante da música. A energia musical causa os seguintes efeitos sobre o corpo humano:

  • Aumenta o metabolismo
  • Aumenta ou diminui a energia muscular
  • Altera a pulsação, a pressão sanguínea e a respiração
  • Parâmetros fisiológicos afetados pela música:
    • A respiração
    • A frequência cardíaca
    • A regulação hormonal
    • A percepção espacial
    • A produtividade

O nervo “vago”ou “pneumogástrico”está conectado ao nervo auditivo e é responsável pela inervação parasimpática de praticamente todos os órgãos abaixo do pescoço: pulmões, coração, estômago, intestino delgado, etc. e órgãos sexuais que recebem inervação parasimpática.

E sem esquecer que uma boa dose sempre pode curar tristezas e corações partidos, pois é como dizem, “quem canta seus males espanta”.

Fique ligado aqui no Blog da Lapinha para saber mais sobre música e saúde, com as dicas do Maestro Paulo Torres, coordenador da Semana de Concertos aqui na Lapinha Spa.

Alimentação, Comportamento, Destaques

Vivemos um terrorismo nutricional?

12/01/2015

As pessoas não sabem mais o que comer, diz Sophie Deram

Emagrecer sem dieta, sem cortar grupos alimentares e “celebrando a comida sem medo e sem culpa”. Parece sonho, mas é o que defende a nutricionista. Para Sophie Deram, dietas só engordam a longo prazo.

Em recente entrevista ao jornal Gazeta Online, a nutricionista e pesquisadora franco-brasileira fala sobre o terrorismo nutricional, fenômeno moderno que determina alimentos como “ruins” para a saúde baseado em modismos e restrições a longo prazo. Ela debate essa temática e garante que, a longo prazo, excluir qualquer grupo ou categoria alimentar é estressante, o que pode, ao contrário do que pensa a maioria, engordar. O debate é mais do que interessante e vai muito de encontro com o que colocamos em prática na Lapinha SPA: moderação e equilíbrio, sempre. Confira a entrevista.

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Atividade Física, Bem Estar, Destaques, Lapinha SPA, Semanas Temáticas

Está chegando a Semana Fitness Lapinha SPA!

05/01/2015

funcional

 

A Lapinha vai começar 2015 com novidades na programação, e uma delas é a Semana Fitness, de 11 a 18/jan/2015.

Visando um estilo de vida mais saudável e de melhor qualidade, tem sido grande a busca das pessoas não apenas pela alimentação balanceada, mas também pela prática de exercícios. Movimentar-se, fortalecer os músculos, aumentar o condicionamento físico, perder peso, combater o estresse, alcançar o bem estar são motivos, dentre outros, pelos quais o Fitness tem sido tão procurado e tem conquistado tantos adeptos.

Pensando nisso, a Lapinha criou a Semana Fitness, que promoverá a prática de exercícios tanto para os iniciantes, quanto para aqueles que já os praticam.

Preparamos uma programação caprichada que contará com uma vasta gama de exercícios, pensando nas variadas necessidades que o corpo humano tem quando o assunto é Fitness.

Confira aqui a programação completa: http://lapinha.com.br/blog/2014/12/semana-fitness-lapinha-spa/

Vai perder essa? Garanta a sua participação na Semana Fitness da Lapinha!

Estaremos a disposição para mais informações.
Fones     0800 6431090 |  (41) 3622-1044
E-mails  lapinha@lapinha.com.brreservas@lapinha.com.br
Alimentação, Comportamento, Destaques

Lentilha para o Ano Novo

28/12/2014

lentilha

 

Com a chegada das festas de fim de ano, a procura por alimentos tradicionais da época aumenta. Hoje vamos falar da lentilha, que, além de possuir riquíssimo valor nutricional, é tradicionalmente escolhida e preparada para a ceia de ano novo.

No Brasil, a tradição é muito forte. Brasileiros não abrem mão da lentilha devido a uma superstição da qual ninguém quer ficar de fora: lentilha traz dinheiro!

Reza a lenda que, por ter grãos em formato que lembra moedas, comer lentilha na ceia de ano novo, logo após a meia-noite, garante prosperidade e fortuna pelos próximos 12 meses. Há aqueles que, além de comê-la, também guardam alguns de seus grãos na carteira.

Por conta disso, a lentilha marca presença nos jantares de réveillon ano após ano. Mas além da tradição, ela possui propriedades muito importantes. É pouco calórica e não contém gordura, o que a torna uma forte aliada para aqueles que querem perder peso. Além disso, seu valor nutricional é muito rico: 25% de suas fibras são solúveis, o que ajuda na redução do colesterol; é rica em magnésio, ácido fólico, vitamina B6 e ferro, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

A Lapinha preparou uma receita com lentilha deliciosa para fazer sucesso nas ceias de ano novo, confira!

 

Lentilha Indiana

Ingredientes

– 1,5L de caldo de legumes;

– 450g de lentilha;

– 8g de curry;

– 8g de tomilho;

– sal a gosto;

– 2 unidades médias de cebola roxa;

– 78g de salsão;

– 200g de alho poró;

– 480g de tomate concasse;

– 25g de alho;

– 34g de salsinha;

– 420ml de molho de tomate;

– 1 colher de chá de pimenta;

– 200ml de vinho branco.

 

Modo de preparo: 

– Cozinhe a lentilha no caldo de legumes com o curry;

– Refogue a cebola e o alho poró no óleo;

– Acrescente todos os ingredientes a panela da cebola e do alho poró, inclusive a lentilha cozida;

– Em seguida, adicione o vinho e deixe ferver por 10min.

 

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Semana Fitness Lapinha SPA

22/12/2014

Conheça mais uma de nossas semanas temáticas que contará com muito exercício e condicionamento físico!

Do dia 11 ao dia 18 de janeiro acontecerá na Lapinha SPA a Semana Fitness.

O  fitness vem crescendo no Brasil pela necessidade de combate ao  estresse, controle de peso e melhora da qualidade de vida. Também existem estudos que destacam algumas tendências para 2015 como treinamentos: com o peso corporal, de força, personalizado, do core (pilates, fortalecimentos abdominais),  circuitos funcionais e exercícios de emagrecimento (runner , bike, jump) e atividades ao ar livre.

Com base nesses estudos e tendências planejamos uma semana super especial… Continue Lendo…

Alimentação, Bem Estar, Comportamento, Destaques, Receitas

Receitas Natalinas – Farofa de Berinjela e Creme de Laranja

22/12/2014

Aproveite as dicas da Lapinha para uma mesa repleta de saúde e sabor!

 

mesa de natal

 

O Natal já está quase aí, e ainda dá tempo de providenciar opções saudáveis para a ceia, feitas a partir de alimentos ricos em nutrientes e que não deixam a desejar em sabor. Pensando nisso, fizemos esse post com uma receita de farofa à base de berinjela, ideal para acompanhar os pratos principais, e muito mais saudável do que a farofa tradicional! Além disso, a Lapinha também preparou uma ótima opção de sobremesa, que será um sucesso garantido na mesa de Natal: creme de laranja!

Vamos conferir?

 

Farofa de Berinjela

– Tempere 2,3kg de berinjela cortada em brunoise com suco de dois limões, 1 colher de sobremesa de alho picado e 1 colher de chá de sal marinho. Deixe marinando por 1h.

– Aqueça o forno a 180ºC.

– Unte a forma com óleo de girassol e distribua a berinjela.

– Leve ao forno para assar por 10min.

– Enquanto isso, misture em uma assadeira 300g de farinha de rosca com 2 colheres de sopa de ghee e 1 colher de sopa de alho picado. Leve ao forno para assar por 8min a 170ºC.

– No meio tempo, misture 80g de pimenta bico cortada em brunoise com 100g de cebola também cortada em brunoise e 4 colheres de sopa de cebolinha verde picada.

– Nessa mistura, adicione as duas preparações anteriores após serem retiradas do forno e a farofa estará pronta!

 

Creme de Laranja

– Ferva 3 xícaras de chá de suco de laranjas espremidas com 3 colheres de sopa de frutose.

– Engrosse com 3 colheres de sopa de amido de milho diluído em um pouco de água. Tire do fogo e adicione 1 gema batendo sempre até esfriar.

– Depois de bem frio, acrescente à mistura duas claras batidas em neve e 1 colher de sopa de creme de leite.

– Distribua em tacinhas individuais e coloque para gelar.

 

Alimentação, Bem Estar, Comportamento, Destaques

Vai à praia? Saiba quantas calorias têm as comidas mais populares

01/12/2014

Fonte: Verão GNT

 

Nutrólogo dá dicas de quais alimentos evitar e quais podem ser consumidos para evitar ganho de peso.

 

Para os dias quentes, a praia está à espera. Se este é o convite que você pretende aceitar nos próximos finais de semana de verão, preste atenção na quantidade das calorias dos alimentos mais populares que são vendidos na areia. As opções, para todos os gostos, vão de 5 kcal a 400 kcal.

O nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme, fez uma lista do ganho calórico de um lanchinho rápido. Entre eles, o biscoito de polvilho tem cerca de 5 kcal a unidade – mas preste atenção, já que é difícil ficar em um só. Na hora de se refrescar, prefira os picolés de frutas à base de água, que são menos calóricos. O de limão tem menos calorias, 55 kcal, mas é preciso tomar cuidado, já que a fruta pode causar queimaduras sob o sol.

Entre os mais calóricos, fique de olho nos salgados (mesmo nos assados, apesar de serem mais saudáveis). Uma empada com recheio de calabresa e requeijão tem cerca de 360 kcal, por exemplo. Confira abaixo a carga calórica de outros alimentos e programe-se para não se desviar da dieta:

 

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Mitos e verdades sobre os alimentos – IV

29/10/2014
PARTE IV
CLARA DE OVO
Aumentar o consumo de proteínas de forma desregulada e sem orientação profissional pode ser perigoso para a saúde. Em curto prazo, pode haver desidratação, caso o excesso não seja acompanhado de maior ingestão de água. Em longo prazo, o aumento de proteínas pode acarretar na sobrecarga renal para a excreção de resíduos do metabolismo do nutriente, causando cálculos renais ou mesmo insuficiência renal. A ingestão exagerada de proteínas pode levar à perda acentuada de cálcio, que causa osteoporose, gota pela elevação dos níveis de ácido úrico no organismo e até à resistência periférica à insulina, aumentando os riscos de diabetes.
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Mitos e verdades sobre os alimentos – III

22/10/2014
PARTE III
ÓLEO DE COCO
O óleo de coco tem estado no auge das dietas para emagrecer, alguns pesquisadores da área afirmam que não existe nenhum estudo científico que comprove o uso do óleo de coco como emagrecedor. De acordo com pesquisa feita pelo núcleo de obesidade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo – USP, o óleo de coco utilizado como suplemento para redução de peso, é pura ilusão.
Óleo de coco é gordura saturada, diferindo das outras gorduras apenas porque é um ácido graxo composto de cadeia média (contendo de 08 a 12 átomos de carbonos), ou seja, sua metabolização pelo organismo pode ser mais rápida que vários outros tipos de gordura. Além da não constatação na redução de peso ou de medidas, o óleo de coco, assim como qualquer outo tipo de gordura em excesso, pode aumentar o peso, o colesterol e vários outros tipos de Câncer.
Não esqueça: o óleo de coco é uma fonte de gordura, portanto não é magro, cada colher de sopa tem 90 calorias. Quando consumido em excesso, pode prejudicar pessoas que apresentam problemas no fígado.
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