Alimentação, Bem Estar, Destaques, Lapinha Spa, Semanas Temáticas

A alimentação e o sono!

12/08/2015

Na semana passada mostramos um texto da Dra. Yara Fleury sobre o impacto econômico da Insônia, e nesta semana, enquanto ela trata os nossos pacientes com um passo a passo de como dormir melhor, aproveitamos as dicas valiosas para compartilhar com todos os leitores do Blog Lapinha.

Além da posição ideal para dormir, que vocês podem conferir hoje no nosso canal do Youtube clicando aqui, vamos falar também sobre a influência da alimentação em uma boa noite de descanso. Confira abaixo!

Continue Lendo…

Destaques, Lapinha SPA, Semanas Temáticas

IMPACTO ECONÔMICO DA INSÔNIA

05/08/2015

A insônia é um problema muito frequente na população, afetando cerca de 10% dela de forma crônica (síndrome da insônia). Nos últimos anos, mais ênfase tem sido dada às repercussões diurnas da insônia e a suas consequências no funcionamento social e cognitivo. Elas estão agora integradas à definição da insônia e são usadas para quantificar sua gravidade. Dentre estas consequências diurnas, as que têm maior impacto econômico são as associadas a um aumento no uso de serviços de saúde e produtos, assim como a perdas funcionais.

Numa pesquisa realizada no Canadá, na cidade de Quebec, o custo anual da insônia em 2009 foi estimado em 6.6 bilhões de dólares canadenses. Isso inclui custos diretos como consultas médicas motivadas pela insônia (191.2 milhões) e transporte para essas consultas (36.6 milhões), prescrições de remédios (16.5 milhões), produtos para automedicação (1.8 milhão) e álcool usado como uma ajuda para dormir (339.8 milhões). Os custos anuais indiretos estão relacionados com absenteísmo (970.6 milhões) e com perda de produtividade no trabalho estimada em 5.0 bilhões. O custo médio anual por pessoa (custos direto e indireto combinado) foi de 5.010 dólares canadenses para indivíduos com insônia e 421 para bons dormidores.

O impacto econômico da insônia é muito alto, com a proporção maior de todas as despesas (76%) atribuível a ausências no trabalho relacionadas à insônia e a redução da produtividade. Em termos de funcionamento diurno, este estudo mostrou que 25% dos insones relataram faltas no trabalho enquanto que, dentre os que eram bons dormidores, apenas 17% relataram absenteísmo. Dentre os que sofriam de insônia, 41% disseram ter experimentado produtividade reduzida comparado com 12% dos bons dormidores. Acidentes que não incluam veículos motorizados ocorreram em taxas mais altas no grupo com insônia (12,5% versus 6,4% para bons dormidores). Como o impacto econômico da insônia não tratada é muito maior do que o custo de tratar a insônia, terapias para tratar a insônia tem sido cada vez mais procuradas e pesquisadas.

A terapia cognitivo comportamental é um tratamento não medicamentoso para a insônia que tem se firmado como tão eficiente quanto a terapia com remédios, a curto prazo, e mais eficiente que esta última, a longo prazo. Além disso, não apresenta efeitos colaterais, nem está associada a risco de dependência.

Comportamento, Destaques, Lapinha SPA, Lapinha Spa, Semanas Temáticas

Marina Silva na Semana da História

24/06/2015

Está sendo muito interessante poder fazer esse misto de descanso com uma atividade sobre um tema que pra mim é muito relevante, eu sou graduada em História, sou professora de História do ensino médio mais cheguei a dar aula também na Universidade Federal do Acre uma época, como professora visitante e é sempre bom poder ter a oportunidade de exercitar um pouco esse lugar da discussão sobre a história.

Foi assim que começou o nosso bate-papo com a historiadora e candidata ao posto de Presidente do Brasil, Marina Silva, para o Blog da Lapinha. Ela participa da nossa semana temática trazendo temas como as mudanças de paradigmas, de ideais, de conceitos, de civilizações, de modelos de organização das sociedades humanas, de cultura, outros como o esgotamento do modelo catalisador do consumo, buscas de novos grandes ideais e utopias capazes de direcionar essas mudanças, poder, instituições, e claro, política, como ela mesma conta:

O tema que nós trabalhamos foi “Como os grandes ideais se presentificam na história”, passando por diversos períodos históricos, mostrando que o ideal de liberdade e de sabedoria dos gregos contribuiu para que eles criassem a democracia e ajudassem muito no avanço das ciências. O ideal de igualdade, liberdade e fraternidade da Revolução Francesa permitiu que nós tivéssemos a criação de estruturas e de novos processos, de novas visões que nos levou a substituir as monarquias pelas democracias e a estabelecer sobre tudo no mundo ocidental, um novo padrão civilizatório.

Marina diz ainda que hoje nós nos encontramos naquilo que ela chama de um ponto de viragem, estamos numa crise civilizatória, que é constituída de múltiplas crises econômicas, sociais, ambientais, políticas e de valores. E que é preciso imediatamente fazermos algo que possa nos levar a sair da crise, de forma que essa saída não será fruto da ação de uma pessoa, de um partido, de um segmento, terá que ser um esforço de todos, ao mesmo tempo e agora, “como diz a musica do álbum  dos Titãs”, e que é fundamental substituir  esse modelo predatório de desenvolvimento por um modelo sustentável de desenvolvimento, que seja, sustentável  em todas as suas dimensões econômicas, social, ambiental, política, ética e até mesmo estética.

Foi uma discussão muito rica e eu vi que houve interesse muito grande das pessoas em debater esses temas e obviamente sempre dizendo que a sustentabilidade não é apenas uma maneira de fazer as coisas, é uma maneira de ser, é uma visão de mundo, é um ideal de vida, é como ter uma relação de respeito com a gente mesmo, uns com os outros e com a natureza.

Receitas

Pastel Grego

03/06/2015
Pastel Grego, por @luafroes

Pastel Grego, foto por @luafroes

Modo de preparo da primeira massa

Em um bowl misture 2 e ½ xícaras de chá gramas de farinha de trigo branca, uma xícara de chá de farinha integral, 1 colher de chá de sal marinho 1 ¾ de xícara de chá de manteiga, e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Depois, acrescente 4 gemas batidas e água que baste. Vá amassando até obter uma massa lisa. Reserve enquanto faz a farofa.

Confira o restante da receita… Continue Lendo…

Destaques, Lapinha Spa

Ghee Banqueteria na Lapinha – Em Junho!

27/05/2015

Mais uma semana da Culinária que promete deixar hóspedes com água na boca aqui na Lapinha! A Semana Temática que acontece de 07 a 13 de junho vai contar com a presença de Oghan Teixeira e Paulo Neves, a dupla dinâmica por trás da conceituada Ghee Banqueteria. Além das palestras de nutrição e comfort food, os dois ministram aulas práticas e expositivas como “Pic-Nic Saudável”, “Como receber em casa” e “Festa Junina Saudável”, ensinando receitas e técnicas de apresentação, tudo em uma tenda especial montada em nosso jardim! Demais, não?

Só na Lapinha!!

Saiba mais sobre os nossos convidados. Continue Lendo…

Destaques, Lapinha SPA, Receitas

Empadinha de Palmito

20/05/2015

Delícia de receita deliciosa para entrada ou acompanhamento!!

Esta empadinha da Lapinha é feita originalmenet com recheio de alcachofra, molho bechamel e ovo pochê! Como não estamos em época de alcachofras, substituímos ela pelo palmito (e também podem ser usados cogumelos), sem perda de sabor ou nutrientes.

Modo de Preparo da massa: Continue Lendo…

Bem Estar, Comportamento, Lapinha SPA, Lapinha Spa, Semanas Temáticas

Semana Life Coaching

22/04/2015

No próximo domingo iniciaremos as atividades da Semana Life Coaching aqui na Lapinha Spa, e muitos tem perguntando exatamento o que seria esta prática!

 

Baseada em uma série de atividades feitas em nove encontros durante uma semana, o Coach Juliano Francisco promete auxiliar nossos hóspedes no desenvolvimento pessoal (e claro, profissional consequentemente), com base nesta prática já super difundidade, internacionalmente.

 

Esta é uma modalidade de Coaching orientanda para a vida pessoal, aspectos como relacionamentos, planejamento, motivação, comunicação, família, auto-desenvolvimento, alcance de metas, motivação, estresse, e outros.

 

O processo de Life Coaching é ideal para pessoas que estejam decididas a avançar no aprimoramento pessoal ou profissional. Para aqueles que estão dispostos a ampliar seus horizontes, ou empenhados em dar um novo rumo à sua vida. Para os interessados em diversificar, revisar, ampliar o seu perfil de competências profissionais e pessoais, tomando nas mãos a liderança de sua vida de maneira geral, assumindo a responsabilidade na busca por resultados e realização.

 

O Life Coaching proporciona identificar a forma como pensamos e apóia no sentido de esclarecer os “pontos-cegos”. Esse esclarecimento possibilita escolhas mais adequadas e relevantes aos objetivos e valores, impulsionando sua evolução. O processo conta com uma base sólida, material rico e individualizado para a reflexão e apropriação de forças e recursos.

 

Conheça os benefícios principais:

 

  • (Re)descoberta de possibilidades de ação em todos os âmbitos da existência;
  • Aprimoramento e atualização pessoal e profissional;
  • Descoberta de novas formas de ação;
  • Revitalização funcional;
  • Desenvolvimento de um Plano de Ação;
  • Conquista de Metas & Objetivos;
  • Revisão do projeto de vida pessoal e profissional;
Atividade Física, Destaques, Lapinha SPA

O que é SUP?

16/04/2015

Modalidade mais recente no quadro de atividades físicas da Lapinha, o SUP, abreviação para Stand Up Paddle (em português, remada em pé) já é considerado um esporte e pode ser praticado por mulheres, homens e crianças, de uma faixa etária de 4 a 65 anos (ou mais), e sem qualquer preparação física, inclusive por não esportistas e não atletas. No primeiro dia de prática, já é possível Continue Lendo…

Bem Estar, Comportamento, Destaques, Lapinha Spa, Semanas Temáticas

Música e Saúde

09/04/2015

Está acontecendo nesta semana na Lapinha a Semana dos Concertos, em que promovemos experiências musicais pra lá de enriquecedoras – e claro, relaxantes – para os nossos hóspedes. Coordenada pelo Maestro Paulo Torres, que sabe tudo sobre música e saúde, a semana é um sucesso entre os frequentadores da Lapinha.

Aqui, o Maestro conta um pouco mais sobre Música e Saúde. E os benefícios, além de prazer e cultura, são muitos!

musica e saude

MÚSICA E SAÚDE

Por Maestro Paulo Torres

A música está enraizada nas camadas mais profundas de nossa personalidade, onde percepções sensoriais, sentimentos e pensamentos se integram. Ela é uma linguagem tão valiosa quanto a linguagem das palavras e conceitos. Entre outras coisas, é uma forma de som estruturado, como a linguagem, e a musicalidade é a aptidão de reagir aos estímulos musicais e criar música. A pessoa que está ouvindo ou, através de outros sentidos, percebendo as numerosas variações daqueles sons musicais, está criando música.

Os sons e a música que nos cercam têm uma influência permanente sobre nossas vidas. Todas as pessoas respondem a estímulos musicais, de modo que, em maior ou menor extensão, todas as pessoas são musicais. É a música que impulsiona, agita, acalma, irrita, induz a movimentos voluntários e involuntários. Enfim, comunica.

Estudos e pesquisas mostram que a aprendizagem musical contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e afetivo e, principalmente, para a construção de valores pessoais e sociais de crianças, jovens e adultos.

Também já foi comprovado cientificamente que o organismo humano é alterado diante da música. A energia musical causa os seguintes efeitos sobre o corpo humano:

  • Aumenta o metabolismo
  • Aumenta ou diminui a energia muscular
  • Altera a pulsação, a pressão sanguínea e a respiração
  • Parâmetros fisiológicos afetados pela música:
    • A respiração
    • A frequência cardíaca
    • A regulação hormonal
    • A percepção espacial
    • A produtividade

O nervo “vago”ou “pneumogástrico”está conectado ao nervo auditivo e é responsável pela inervação parasimpática de praticamente todos os órgãos abaixo do pescoço: pulmões, coração, estômago, intestino delgado, etc. e órgãos sexuais que recebem inervação parasimpática.

E sem esquecer que uma boa dose sempre pode curar tristezas e corações partidos, pois é como dizem, “quem canta seus males espanta”.

Fique ligado aqui no Blog da Lapinha para saber mais sobre música e saúde, com as dicas do Maestro Paulo Torres, coordenador da Semana de Concertos aqui na Lapinha Spa.

Alimentação, Comportamento, Destaques

Vivemos um terrorismo nutricional?

12/01/2015

As pessoas não sabem mais o que comer, diz Sophie Deram

Emagrecer sem dieta, sem cortar grupos alimentares e “celebrando a comida sem medo e sem culpa”. Parece sonho, mas é o que defende a nutricionista. Para Sophie Deram, dietas só engordam a longo prazo.

Em recente entrevista ao jornal Gazeta Online, a nutricionista e pesquisadora franco-brasileira fala sobre o terrorismo nutricional, fenômeno moderno que determina alimentos como “ruins” para a saúde baseado em modismos e restrições a longo prazo. Ela debate essa temática e garante que, a longo prazo, excluir qualquer grupo ou categoria alimentar é estressante, o que pode, ao contrário do que pensa a maioria, engordar. O debate é mais do que interessante e vai muito de encontro com o que colocamos em prática na Lapinha SPA: moderação e equilíbrio, sempre. Confira a entrevista.

Continue Lendo…