Programas

A Lapinha promove a saúde por meios naturais, com programas específicos e personalizados,que você pode escolher de acordo com sua necessidade e orientação de nossos profissionais.

Programa Básico Lapinha (período de 5 a 7 noites*)

Para saber mais clique aqui

- Elaboração de um programa de saúde personalizado de acordo as suas necessidades, preferências e orientação clínica;
- Consultas e acompanhamento médico durante a estada;
- Consulta com fisioterapeuta para orientação e definição de massagens e tratamentos;
- Orientação nutricional;
- Hospedagem com pensão alimentícia completa (desjejum, almoço, fruta da tarde e jantar);
- Credito em massagens de R$ 477,00;
- Exames laboratoriais*: (colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, glicemia, ácido úrico);
- Avaliação de composição corporal com profissional de educação física - Bioimpedância**;
- Atividades físicas: caminhadas longas e curtas, nordic walking, trilha das imbuias, circuito funcional, Pilates de solo, hidroginásticas;
- Circuito Spa (Sauna Úmida, Sauna Seca, Ducha Escocesa***, Manilúvio***, Pedilúvio***, Tanque de Imersão, Hidromassagem, Ducha de Sensações);
- Palestras (médica, nutricional, ed. física e fisioterapeuta) e Reflexão bíblica;
- Passeios na horta, bike, oficina de arte, tênis, aulas de culinária, dança de salão, atividades de entretenimento, lazer e filmes;

* Exceto em períodos inferiores a 7 pernoites. Para 7 dias: 1 rotina; 10 dias ou mais: 2 rotinas. Estadas com menos de 10 dias, será feita apenas no final, por razões técnicas.

** Para evitar erros grosseiros de avaliação é necessário: (1) Alinhamento dos níveis de eletrólitos e água, portanto a primeira avaliação será feita do terceiro ao quinto dia de estada, pois nos primeiros dias ocorre intenso movimento de sais e água pela mudança de dieta e outras intervenções. (2) Intervalo mínimo entre avaliações para permitir “assentamento” desses parâmetros e margem aceitável de acerto na comparação, o que só será possível para estadas de 10 dias ou mais. (3) Também é necessário que seja realizada cedo, em jejum de alimentos e líquidos.

*** Com custo adicional.

1 Emagrecimento

O excesso de peso é cada vez mais comum na nossa sociedade. A falta de tempo e o sedentarismo geram uma enorme oferta de produtos prometendo milagres. Sobram modismos que vão desde “dietas malucas” até “fórmulas naturais” prometendo o emagrecimento rápido. 

Para emagrecer saudavelmente é preciso desmistificar e desconstruir mitos como: “Emagrecer é o mesmo que perder peso na balança”, “Um bom tratamento faz você emagrecer rápido” e “Quanto mais rigorosa a dieta, melhor” e alinhar qualidade de vida ao tratamento.

O PROGRAMA OFERECE

O SPA médico Lapinha, há mais de 43 anos no ramo, está focado na perda de peso com ganho de saúde. Levando isso em consideração, a nossa dieta é especializada e segue quatro características básicas:

  1. balanceada quanto aos macro e micronutrientes;
  2. adequada às peculiaridades de cada pessoa;
  3. permite realizar confortavelmente exercícios físicos;
  4. minimiza a perda de massa magra;

DURAÇÃO DO PROGRAMA

Recomendado: duas a três semanas.
Mínimo: dez dias.

** Períodos curtos de uma semana podem servir para starting e reeducação de hábitos. Casos mais severos exigem permanência de várias semanas. Para os que ficam dez dias ou mais, há tempo hábil de realizar duas bioimpedâncias (avaliação de composição corporal, massa magra e gorda), para os que optam por uma estadia menor do que dez dias, realizamos apenas uma bioimpedância, no final, pois a realização deste procedimento requer três ou quatro dias para que o corpo “desinche” com as intervenções da clínica, minimizando assim, as possíveis distorções no resultado.

Topo

2 Detox Lapinha Mayr Kur

Criado pelo médico austríaco F. X. Mayr (1875-1965) este programa baseia-se na desintoxicação profunda, cuidado da mucosa intestinal e revitalização. Uma experiência única, oportunizando efetiva mudança de hábitos. 

Os benefícios à saúde são notórios, e vão da prevenção de várias doenças, aumento dos níveis de energia e bem-estar, até melhora significativa de enfermidades crônicas – desde que não descompensadas.

A Lapinha é a primeira clínica certificada pelo Instituto Mayr-Kur no Brasil.

O PROGRAMA OFERECE

Uma dieta hipocalórica, composta de poucas e bem escolhidas variedades de alimentos, como pão sem glúten, extrato vegetal de amêndoas e caldo de vegetais. Deve-se observar um ritual de mastigação e terapias abdominais, além do uso diário do sulfato de magnésio em baixa dose, para catarse intestinal, e suplementação com sais de reposição e alcalinização. E na saída, entregamos um programa de pós-cura de algumas semanas. Será indispensável preencher um questionário de itens médicos, que você receberá antecipadamente, para avaliação e orientação individualizada.

**A dieta poderá sofrer variações em função da tolerância psicológica e metabólica de cada indivíduo.

DURAÇÃO DO PROGRAMA

Recomendado: de duas a três semanas.
Mínimo: Admite-se um período mais curto, de dez dias, apenas para quem já tem experiência prévia na Mayr Kur.

Topo

3 Detox Lapinha Bircher Benner

O plano dietético detox, desenvolvido pelo médico suíço Bircher Benner, baseia-se na cura através das frutas e vegetais crus. Fundamentado no princípio denominado "força vital", sua filosofia enfatiza a importância do retorno à natureza e resgate do potencial de autocura do corpo através da desintoxicação e alcalinização.

O PROGRAMA OFERECE

Ampla variedade de frutas e vegetais frescos recém-colhidos e sem agrotóxicos, em diferentes arranjos dietéticos, incluindo a dieta do suco verde. Os programas são personalizados para cada indivíduo.

DURAÇÃO DO PROGRAMA

Recomendado: duas a três semanas.
Mínimo: 1 semana para aqueles que já tem experiência anterior com a dieta ou 10 dias para iniciantes.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Para minimizar certos sintomas leves, ocasionados pela mobilização de toxinas, recomenda-se uma semana de cuidados básicos com a alimentação antes da hospedagem, que é feito através de orientação prévia dos nossos profissionais e preenchimento de informes médicos.

Topo

4 Detox Lapinha Dieta do Arroz Integral

Baseada na proposta oriental do equilíbrio entre o yang e yin na alimentação, trata-se de um programa detox baseado principalmente no arroz integral, alimento que, segundo a sabedoria da antiga medicina chinesa, apressa o retorno ao status de chi vital ou bem-estar. O que, na prática, é o que realmente se observa.

O PROGRAMA OFERECE

A dieta é predominantemente composta de arroz integral orgânico, legumes frescos e orgânicos ao vapor, algumas frutas alcalinas e sopas. Na transição, incluem-se ovos de galinhas “caipiras” para aporte proteico e leguminosas como feijão azuki.

** É importante um contato prévio para orientações médicas e preparo antes da hospedagem.

DURAÇÃO

Recomendado: de duas a três semanas.
Mínimo: uma semana.

Topo

5 Anti-estresse & Revitalização

Um dos maiores desafios da vida moderna é conseguir superar obstáculos e ser produtivo no dia a dia sem prejudicar a saúde. Tirar um tempo para desestressar, investir no próprio bem-estar é extremamente necessário para para obter qualidade de vida. Dentre as atividades para uma vida sem estresse, estão atividades físicas, boa alimentação e um sono de qualidade. Dormir é um dos pilares necessários para a revitalização e combate do burn-out, uma das principais consequências do stress. Mas, o sono perfeito depende de um local isento de poluições sonoras e luminosas, características dos centros urbanos. Com base nestas premissas, aliamos uma equipe multidisciplinar e um ambiente em meio a natureza que proporcionam, além de qualidade de vida, paz.

DURAÇÃO

Recomendado: de uma a duas semanas.
Mínimo: 5 dias.

Topo

6 Atividade Física é Saúde

Não há mais dúvida de que as pessoas mais longevas do mundo são fisicamente mais ativas. Adequadamente orientados, os exercícios físicos promovem uma vida longa e saudável. Sedentarismo representa risco aumentado para várias doenças, entre as quais, obesidade, diabetes, hipertensão arterial e males do coração. Em muitos casos, as medidas do estilo de vida, que incluem exercícios regulares e individualizados, são a melhor abordagem médica tanto na prevenção como no tratamento dessas enfermidades. Este programa é para você você que tem como objetivo retomar o condicionamento físico.

O PROGRAMA OFERECE

Diferentes atividades, para os mais variados gostos e necessidades. Os exercícios são orientados pela tríade médico-fisioterapeuta-educador físico e adequados às peculiaridades de cada um.

**Para sua segurança e bem-estar, recomendamos que converse com seu médico assistente e, sob sua prescrição e orientação, faça o teste ergométrico antes de vir à Lapinha, exame que avaliará dinamicamente sua resposta cardiovascular ao esforço.

DURAÇÃO

Recomendado: de uma a duas semanas.
Mínimo: 5 dias.

Topo

7 Terceira Idade

Longevidade com qualidade é uma das maiores buscas do ser humano e desafios da medicina contemporânea. Embora muito se tenha conquistado nessa área, precisamos ainda avançar bastante. O prêmio Nobel de medicina de 2009 foi conferido a um estudo sobre a telomerase, enzima responsável pela integridade do nosso DNA. A eficiência na atividade dessa enzima pode proporcionar vida longa e proteção contra doenças relacionadas ao envelhecimento, como o câncer. E os estudos científicos que se seguiram mostram claramente a ligação do nosso estilo de vida com a preservação desse componente genético de proteção. Em outras palavras, a medicina milenar que enaltece hábitos de vida e sua relação com nossa saúde e nossas doenças, é aqui corroborada pela moderna medicina genômica. E esta vem sendo há décadas a tônica da Lapinha, de que saúde não vem do acaso, mas é construída dia-a-dia através de nossos hábitos. Através de uma dieta adequada, um programa diferenciado de massagens, tratamentos, atividades e exercícios físicos focados, proporcionamos uma melhor qualidade de vida para a terceira idade.

DURAÇÃO

Recomendado: de uma a duas semanas.
Mínimo: 5 dias.

Topo

8 Antitabagismo

Ajuda os dependentes de cigarro a eliminar o vício através de estratégias naturais aliadas a eficientes recursos médicos convencionais. É condição indispensável para ingressar no programa QUERER parar de fumar, estar certo da sua decisão e colaborar com o tratamento.

O PROGRAMA OFERECE

O paciente passará por 7 passos durante o tratamento:

  1. Definição da situação em que o paciente se enquadra – fumante casual, moderado ou severo.
  2. Definição do tempo de retirada do cigarro – imediatamente ou ao longo do tratamento.
  3. Definição da dieta – quando já estarão concluídos o histórico e exame físico. A regra fundamental e individualizar o tratamento nutricional, trabalhando para que o fumante realize as refeições sem necessitar do cigarro antes ou depois.
  4. Inserção dos suplementos e medicamentos naturais.
  5. Atividade física, massagens, hidroterapia e acupuntura.
  6. Exame médico pós-tratamento e orientações adicionais.
  7. Orientação para o pós Lapinha.

Está incluso nesses 7 passos:

  • Desintoxicação alimentar (a dieta é elaborada individualmente)
  • Desintoxicação hepática e intestinal
  • Revitalização através de antioxidantes
  • Suplementação macro e micronutricional
  • Tratamento de pele (o cigarro agride a pele)
  • Hidroterapia (hidroginásticas, kneipp, sauna úmida - por indicação medica)
  • Fitoterapia (plantas depurativas e calmantes)
  • Acupuntura
  • Massoterapia (como drenagens e massagens relaxantes)
  • Práticas de gestão do estresse e apoio emocional (como técnicas de respiração e meditação cristã)
  • Atividades físicas direcionadas
  • Palestras educativas e intervenções motivacionais
  • Se necessário, intervenção com medicamentos alopáticos. Quaisquer medicamentos utilizados no tratamento, serão cobrados à parte.
  • E 18 tratamentos, distribuídos entre massoterapia, hidroterapia, acupuntura e limpeza de pele, com custo adicional.

DURAÇÃO

O tempo de tratamento depende do caso do fumante, variando de 8 a 21 dias. É recomendada a permanência de 10 dias ou programa reduzido de 8 dias para os fumantes ocasionais, 15 dias ou programa reduzido de 10 dias para os fumantes moderados e 3 semanas ou programa reduzido de 15 dias para os fumantes com dependência severa. Entretanto, o  tratamento ideal só e definido após a analise previa do caso do paciente, feita com consultas e exames médicos.

Topo

Veja também