Receitas

Salada de Quinua da Bel Coelho

11/04/2012

Em dúvida do que fazer para o jantar? Que tal um prato leve e cheio de ótimas propriedades para a saúde? A chef Bel Coelho, que esteve presente na nossa Semana da Culinária, dá as dicas para uma deliciosa salada de quinua, com queijo feta, tomate e pinolis, com molho de manjericão.

* Excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico – aquele que leva mais tempo para se transformar em açúcar – a quinua tem vitaminas e sais minerais como zinco, cálcio e ferro, além da gordura boa. Ela também tem bastante proteína, de alto valor biológico, que faz com que seja uma ótima alternativa para quem faz dietas sem proteína de origem animal, como a ovolactovegetariana, seguida na Lapinha, como contamos aqui.

Siga os passos de Bel Coelho e aproveite!

 

Salada de quinua da Bel Coelho

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Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

Quinua – 2 xícaras

Cebola roxa, picada – 2 colheres de sopa

Queijo feta, em quadrado finos – 1 xícara

Piñolis, tostados – ½ xicara

Tomate pêra, cortado em quatro – 2 xícaras

Manjericão fresco, só as folhas – 1 maço peq.

Alho, sem casca – 1 dente

Azeite extra virgem – 1 xícara

Sal – a gosto

Pimenta do Reino, moída na hora – a gosto

 

Modo de preparo e finalização:

Cozinhe a quinua em água abundante até que esteja cozinha. Coe e reserve a quinua em geladeira.

Bata o azeite extra virgem, manjericão e alho no liquidificador até obter uma mistura homogênea, um pouco mais fino que um pesto tradicional. Tempere essa mistura com sal e pimenta.

Misture a quinua cozida e já fria, o queijo feta, os piñolis tostados, o tomate pêra em quatro e o pesto de manjericão a gosto. Tempere com sal e pimenta a gosto.

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