Bem Estar

Colesterol sob controle!

14/02/2012

Close-up of nutrition informationSerá que está na moda ter colesterol alto? Cerca de 40% dos brasileiros apresenta o problema, mas menos da metade toma os devidos cuidados. Você não acha que esta elevada porcentagem é um convite para tomarmos uma atitude?

Primeiro precisamos saber do que se trata o famoso colesterol alto. Bom, nada mais é do que um tipo de gordura encontrada naturalmente em nosso organismo, e que é fundamental para o seu funcionamento. A “má fama” do colesterol vem da LDL, proteína que o transporta pelo corpo. O problema é que esse elemento acaba deixando rastros de colesterol pelo caminho, que se acumulam e formam placas de gordura prejudiciais à saúde.

Aí nos perguntamos: “por que isso acontece”?

O colesterol alto pode ser proveniente de uma dieta inadequada, falta de exercícios físicos e fatores genéticos. Mas independente da causa, deve ser tratado de todas as formas, pois pode ocasionar doenças relacionadas aos vasos sanguíneos, atingindo pernas, coração e até mesmo o cérebro. E ninguém quer ficar doente, né gente?

Então, seguem algumas dicas básicas para controlar o colesterol alto:

- Aposte em: cereais, legumes, verduras, frutas, aveia, gérmen de trigo, linhaça, gelatina, farinhas em geral, pão, queijo branco;

- Modere: nozes, amendoim, óleos, margarina, chocolate amargo;

- Evite: carnes gordas, frutos do mar, carne de porco, embutidos, frios, ovo, chocolate, leite integral, creme de leite, frituras, queijos amarelos, bolos industrializados, biscoitos recheados, sorvetes;

- Substitua o leite e seus derivados integrais por produtos desnatados;

- Mantenha uma dieta que não contenha gordura saturada e hidrogenada;

- Beba suco de uva roxa;

- Pratique exercícios regularmente;

- Mantenha o peso ideal;

- Controle fatores de risco, como a pressão alta;

- Elimine o tabaco e bebidas alcoólicas;

- Faça exames periódicos com acompanhamento médico – às vezes é necessário um tratamento específico.

Resumindo, não há segredo: precisamos nos cuidar, principalmente fazendo a manutenção da SAÚDE! Só desta forma evitaremos doenças e uma vida sem bem-estar!

Veja que bacana esta pirâmide de alimentos feita pela Universidade de Harvard. Ela pode te auxiliar em uma alimentação balanceada:

Sem comentários

  • Reply Wayan 21/04/2012 at 2:00 am

    Veo que por un plato ased babeamos todos.Para las que me moecntan lo de la operacif3n bikini, teniendo en cuenta que aqued todaveda no ha salido ni el sol y que si voy a la playa me tengo que dar proteccif3n muy alta, pues que no he pisado arena este af1o y si lo hago, tampoco tengo problemas en ponerme el bikini, a estas alturas no hay mucho que hacer bfno?.Para las patatas fritas crujientes lo que suelo hacer es cortarlas muy finitas y freedrlas con aceite muy caliente todo el rato sin poner demasiada cantidad de patatas en la sarte9n y tomarlas nada me1s cocinadas. Se9 de algunos que las congelan cortadas y las freden sin descongelar en aceite muy caliente.

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