Lapinha Spa

Semana da Culinária – O que é alimento orgânico?

11/12/2011

Linha-completa1Um alimento só pode ser considerado orgânico se for cultivado sem o uso de adubos químicos, agrotóxicos e transgênicos. Toda a técnica de produção orgânica deve respeitar o meio ambiente e visar a qualidade do alimento, para que não cause danos aos recursos naturais e à saúde do consumidor.

Embora apresentem praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos inorgânicos, os orgânicos apresentam a vantagem de serem mais saudáveis e saborosos. Estudos apontam benefícios no tratamento de doenças, como na prevenção do câncer, já que os alimentos orgânicos tem a característica de serem muito mais antioxidantes que os convencionais. Além disso, a produção orgânica respeita o meio ambiente, evitando a contaminação do solo, água e vegetação.

A responsabilidade social é um dos seus maiores benefícios! A produção de alimentos orgânicos valoriza a mão de obra e sustenta milhares de famílias pelo Brasil. Você sabia que pelo menos 80% dos projetos certificados no país são de pequenos agricultores familiares? Mais de 20 mil agricultores consomem e vendem o que plantam.

A única desvantagem de consumir produtos orgânicos é que são mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores. Mas o investimento é compensado em visíveis resultados na melhora da saúde!

Os produtos orgânicos mais consumidos no mercado brasileiro são as hortaliças, café, açúcar, sucos, mel, geleias, feijão, cereais, laticínios, doces, chás e ervas medicinais. Hoje em dia você pode encontrar uma grande variedade de alimentos orgânicos na maioria dos supermercados.

Fique atento! Todo orgânico deve conter o selo de certificação, que é a garantia do consumidor estar adquirindo produtos orgânicos isentos de qualquer resíduo tóxico.

Você é adepto aos alimentos orgânicos? Conte-nos sobre os seus hábitos e compartilhe receitas orgânicas com os Amigos da Lapinha!

Sem comentários

Deixe um Comentário